

Ervidel

Situada em terreno fértil, junto à margem esquerda de um pequeno afluente do rio Sado, Ervidel é circundada por outeiros e seus campos, na Primavera polvilham de louro e verde. Ouve-se na leve aragem, o murmúrio das espigas, ao longe a fita negra da estrada e o azul da Barragem do Roxo.
Segundo um documento datado de 1758, a Freguesia de Ervidel tinha cento e quarenta vizinhos e as "pessoas maiores" que nela existiam, eram quatrocentos e cinquenta. Compunham-se "de homens lavradores, oficiais e homens trabalhadores", vivendo da produção de trigo e da criação de gado.

Terra com história, gente de grande valor...



A exploração agrícola fora de tal modo importante para a Freguesia que foi criado um Museu Rural, onde se encontra exposto várias peças agrícolas, onde qualquer visitante pode apreciar.
O Edifício da Escola Agrícola Coronel Mourão fora construído por um construtor chamado de "Mestre Gilberto", hoje actualmente é uma Escola Primária.
Edifício da sede da Junta de Freguesia, Ermida de S.Pedro (Século XVIII), nele existe um Centro de Convivío, onde os habitantes da aldeia já reformados se juntam para melhor passar o tempo.